Conteúdos: Linguagem oral, escrita e produção de texto.
Tema: A história em quadrinhos da Turma da Mônica - Cascão em: Oba! Oba! Hoje é o dia do meu aniversário!
Justificativa: A história em quadrinhos é um gênero textual que está presente no dia a dia das crianças. É uma leitura prazerosa que possibilita a escrita e produção textual de forma dinâmica.
Objetivos:
- Desenvolver no aluno o prazer da leitura.
- Estimular a criatividade e o imaginário.
- Produzir vários gêneros textuais ( como convite, receita, lista dos itens para uma festa de aniversário).
Cronograma: 5 aulas.
METODOLOGIA:
1º MOMENTO:
Leitura da história em quadrinhos da Turma da Mônica - Cascão em Oba! Oba! Hoje é o dia do meu aniversário! Esta história está disponível no site, http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/ . Caso a escola tenha recursos de multimídia, usar um projetor multimídia para projetar ou caso contrário, fazer cópia impressa.
Para ampliar, clique sobre a imagem. |
Primeiro solicitar que os alunos façam a leitura individualmente e depois fazer uma leitura coletiva. Após a leitura conversar sobre a história. Algumas questões para serem discutidas:
- Qual o assunto principal da nossa história?
- Que ideia teve o Cebolinha para comemorar o aniversário do Cascão?
- Como eles iam preparar o bolo?
- Qual seria o tema da festa preparada pelo colegas do Cascão?
- O que aconteceu de errado com a festa preparada pelo Cebolinha?
- Qual foi o plano do Cascão para ganhar duas festas?
Chamar atenção da turma quanto a fala do Cebolinha que troca a letra "R" pelo "L". Comentar que o Cebolinha, assim como eles, está aprendendo a ler e a escrever e por isto, às vezes, ele se confunde no momento de falar ou escrever algumas palavras, da mesma forma que acontece com os alunos. Por isto é muito importante a prática da leitura e escrita. Sendo assim, coletivamente, os alunos irão pesquisar dentro da história lida, as palavras ditas pelo Cebolinha de forma errada e fazer a correção. Exemplo:
PALE - PARE
DIFELENTE - DIFERENTE
TULMA - TURMA
e assim sucessivamente.
2º MOMENTO: Produção de um convite.
Como toda festa precisa de um convite, em relação a história lida em sala, conversar com a turma e dizer que eles irão criar um convite para a festa de aniversário do Cascão.
Convite
- Produzir um convite (coletivo) convidando os colegas da turma para a festa de aniversário do Cascão. A festa irá acontecer na sala de aula, no último dia de aula da semana, sexta-feira.
- Após a preparação do convite feito coletivamente com a ajuda da professora, no quadro, cada aluno irá refazer o convite em uma folha de papel sulfite. A decoração do convite será feita pelo próprio aluno através de desenhos.
- Com o convite finalizado, os alunos, junto com a professora, irão confeccionar o envelope aonde será colocado o convite. E depois os alunos irão trocar os convites entre si. Lembrando de escrever na frente do envelope o nome do colega convidado.
Frente (metade de uma folha de papel sulfite dobrada ao meio). |
Verso |
Envelope ( uma folha de papel sulfite dobrada ao meio colada nas laterais). |
Obs.: Neste dia enviar um aviso aos responsáveis dos alunos, informando sobre a festa e explicando o motivo da mesma. Pedindo para eles, se possível, contribuições para a festa, como um prato de salgado ou doce, refrigerante e itens de festa de aniversário ( bolas, copos, pratos, etc...).
3º MOMENTO: RECEITA
Numa festa de aniversário não pode faltar " brigadeiro", e a festa do Cascão, não poderá ser diferente. Então vamos ler a receita do brigadeiro.
Ler a receita e registrar os ingredientes, no caderno.
4º MOMENTO: PREPARATIVOS PARA A FESTA DE ANIVERSÁRIO.
Elaborar uma lista de enfeites e comidas para a festa de aniversário. A professora será o escriba da turma. Depois cada aluno deverá copiar a lista que foi elaborada por eles, escrita pela professora no quadro para o seu caderno.
BOLA DE SOPRAR
COPOS
GUARDANAPOS
e assim sucessivamente.
Depois combinar com a turma como acontecerá a festa e também sortear entre os meninos da turma quem virá fantasiado do aniversariante da festa, o Cascão.
5º MOMENTO: A FESTA!
Chegou o grande dia. A professora deverá arrumar a festa junto com os alunos. E depois, é só festejar a semana produtiva que todos tiveram.
Recursos Didáticos:
- A história em quadrinhos da turma da Mônica - Cascão em Oba! Oba! Hoje é o dia do meu Aniversário! Disponível no site http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/ . Caso não seja possível a utilização do projetor, fazer impressão de cópias.
- Folhas de Papel Sulfite.
- Material para colorir: lápis de cor, giz de cera, canetinhas.
- Cola
- Impresso contendo a receita.
- Comidas, bebidas e enfeites para a realização da festa.
Avaliação: acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos nas atividades realizadas, por meio de observação e registro diário e individual sobre a participação da cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário