Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos

domingo, 26 de janeiro de 2014

Sequência Didática I

Alunos atendidos: 1º ano.

Conteúdos: Linguagem oral, escrita e produção de texto.

Tema: A história em quadrinhos da Turma da Mônica - Cascão em: Oba! Oba! Hoje é o dia do meu aniversário!

Justificativa: A história em quadrinhos é um gênero textual que está presente no dia a dia das crianças. É uma leitura prazerosa que possibilita a escrita e produção textual de forma dinâmica.

Objetivos:
  • Desenvolver no aluno o prazer da leitura.
  • Estimular a criatividade e o imaginário.
  • Produzir vários gêneros textuais ( como convite, receita, lista dos itens para uma festa de aniversário).
Cronograma: 5 aulas.

METODOLOGIA:

1º MOMENTO:

Leitura da história em quadrinhos da Turma da Mônica - Cascão em Oba! Oba! Hoje é o dia do meu aniversário! Esta história está disponível no site, http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/ . Caso a escola tenha recursos de multimídia, usar um projetor multimídia para projetar ou caso contrário, fazer cópia impressa.
Para ampliar, clique sobre a imagem.


Primeiro solicitar que os alunos façam a leitura individualmente e depois fazer uma leitura coletiva. Após a leitura conversar sobre a história. Algumas questões para serem discutidas:
  • Qual o assunto principal da nossa história?
  • Que  ideia teve o Cebolinha para comemorar o aniversário do Cascão?
  • Como eles iam preparar o bolo?
  • Qual seria o tema da festa preparada pelo colegas do Cascão?
  • O que aconteceu de errado com a festa preparada pelo Cebolinha?
  • Qual foi o plano do Cascão para ganhar duas festas?
Chamar atenção da turma quanto a fala do Cebolinha que troca a letra "R" pelo "L". Comentar que o Cebolinha, assim como eles, está aprendendo a ler e a escrever e por isto,  às vezes, ele se confunde no momento de falar ou escrever algumas palavras, da mesma forma que acontece com os alunos. Por isto é muito importante a prática da leitura e escrita. Sendo assim, coletivamente, os alunos irão pesquisar dentro da história lida, as palavras ditas pelo Cebolinha de forma errada e fazer a correção. Exemplo:

PALE - PARE
DIFELENTE - DIFERENTE
TULMA - TURMA
e assim sucessivamente.

2º MOMENTO: Produção de um convite.

Como toda festa precisa de um convite, em relação a história lida em sala, conversar com a turma e dizer que eles irão criar um convite para a festa de aniversário do Cascão.

Convite

  • Produzir um convite (coletivo) convidando os colegas da turma para a festa de aniversário do Cascão. A festa irá acontecer na sala de aula, no último dia de aula da semana, sexta-feira.
  • Após a preparação do convite feito coletivamente com a ajuda da professora, no quadro, cada aluno irá refazer o convite em uma folha de papel sulfite. A decoração do convite será feita pelo próprio aluno através de desenhos.
  • Com o convite finalizado, os alunos, junto com a professora, irão confeccionar o envelope aonde será colocado o convite. E depois os alunos irão trocar os convites entre si. Lembrando de escrever na frente do envelope o nome do colega convidado.
Frente (metade de uma folha de papel sulfite dobrada ao meio).

Verso 

Envelope ( uma folha de papel sulfite dobrada ao meio colada nas laterais).
Obs.: Neste dia enviar um aviso aos responsáveis dos alunos, informando sobre a festa e explicando o motivo da mesma. Pedindo para eles, se possível, contribuições para a festa, como um prato de salgado ou doce, refrigerante e itens de festa de aniversário ( bolas, copos, pratos, etc...).

3º MOMENTO: RECEITA

Numa festa de aniversário não pode faltar " brigadeiro", e a festa do Cascão, não poderá ser diferente. Então vamos ler a receita do brigadeiro.
Ler a receita e registrar os ingredientes, no caderno.


4º MOMENTO: PREPARATIVOS PARA A FESTA DE ANIVERSÁRIO.

Elaborar uma lista de enfeites e comidas para a festa de aniversário. A professora será o escriba da turma. Depois cada aluno deverá copiar a lista que foi elaborada por eles, escrita pela professora no quadro para o seu caderno.

BOLA DE SOPRAR
COPOS
GUARDANAPOS
e assim sucessivamente.

Depois combinar com a turma como acontecerá a festa e também sortear entre os meninos da turma quem virá fantasiado do aniversariante da festa, o Cascão.

5º MOMENTO: A FESTA!

Chegou o grande dia. A professora deverá arrumar a festa junto com os alunos. E depois, é só festejar a semana produtiva que todos tiveram.


Recursos Didáticos: 
  • A história em quadrinhos da turma da Mônica - Cascão em Oba! Oba! Hoje é o dia do meu Aniversário! Disponível no site  http://turmadamonica.uol.com.br/quadrinhos/ . Caso não seja possível a utilização do projetor, fazer impressão de cópias.
  • Folhas de Papel Sulfite.
  • Material para colorir: lápis de cor, giz de cera, canetinhas.
  • Cola
  • Impresso contendo a receita.
  • Comidas, bebidas e enfeites para a realização da festa.
Avaliação: acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos nas atividades realizadas, por meio de observação e registro diário e individual sobre a participação da cada aluno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário