Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Atividade Taelp - 26/11/2013 - Análise de um Livro Didático da Língua Portuguesa



O livro analisado foi:

Língua Portuguesa - Série Brasil
Autores: Maria Mello Garcia
                 Dília Maria Andrade Glória

Indicado para 3ª série (4ª ano).

Internamente o livro é bem colorido e organizado de forma compreensível aos alunos.

SUMÁRIO

O Sumário é dividido em 12 unidades. Em cada unidade é trabalhado um eixo temático diferente, porém é constante em cada um deles as seguintes seções: página da abertura, preparação para leitura, textos, estudos dos textos, estudo da língua,  produção de texto e sugestões de leitura. Além dessas seções principais, existem outras que podem ou não aparecer nas unidades. Essas seções trazem: poemas, piadas, sugestões de brincadeira, de pesquisa, de troca de ideias.

Unidade 1: Meu mundo, meus segredos - Diário.
Unidade 2: Para bem longe - Carta.
Unidade 3: Palavras, palavras e mais palavras - Dicionário.
Unidade 4: Um mundos encantamentos - Contos de Fadas.
Unidade 5: Lembra-se das pessoas - Cartão, cartão-postal.
Unidade 6: Eu, leitor de jornal - texto do jornal.
Unidade 7: Dobraduras e jogos: gostosos passatempos - Texto instrucional.
Unidade 8: Os livros: diferentes e fantásticos! - Texto de capa de livro.
Unidade 9: Ah! Essa rua! - Poema.
Unidade 10: Histórias que divertem e ensinam - Fábula.
Unidade 11: Teatro: divertir e fazer pensar - Texto de teatro.
Unidade 12: Viva a Pintura! - Texto não verbal.



UNIDADE ANALISADA

A unidade selecionada para análise foi a de número 1, "Meu mundo, meus segredos - Diário."



GÊNEROS TEXTUAIS


Nesta unidade, foram abordados os gêneros: narrativa, textos informativos e poema.

TEMAS/ASSUNTOS APRESENTADOS

Nesta unidade, são apresentadas várias formas narrativas de um diário, nas quais, as personagens escrevem sobre o seu dia a dia ou alguma data especial. A forma intimista na qual o diário é escrito provoca um relacionamento amigável entre a pessoa que escreve e o próprio diário, provocando uma revelação de segredos sem receio de serem revelados.
  

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

Para cada texto, existe a seção: estudo do texto, que tem como objetivo, conduzir o aluno a reflexão do que foi lido, do que o texto fala, para qual público foi escrito, qual foi o objetivo do autor, que recursos de linguagem foram utilizados pelo autor para conseguir transmitir suas ideias.

ORALIDADE

Em cada unidade, a oralidade é trabalhada juntamente com a escrita, como "conversas sobre o texto". Na seção de "troca de ideias" da unidade escolhida é abordado o seguinte assunto: papéis masculino e feminino dentro da sociedade. As autoras utilizam-se da escrita no diário para levantar a questão, se escrever em diário, expor seus sentimentos, é coisa só de menina ou o menino também pode escrever. Fazendo a distinção entre o que é próprio da natureza e o que relativo à cultura. Trabalhando assim, o preconceito existente neste sentido. Foi trabalhado também nesta unidade  a diferença do uso da linguagem culta (formal) ou coloquial (informal) como as que são utilizadas no diário.



ATIVIDADES DE ESCRITA

Nesta unidade, na seção, estudo da língua, foi trabalhado campo semântico das palavras, as famílias de palavras, o uso do sufixo -oso/-osa e mais: estudos dos textos, produções textuais.

PRODUÇÃO TEXTUAL

Nesta unidade, na seção de produção de texto foram sugeridas duas propostas: uma era para escrever contando um dia em sua vida, podendo ser um dia qualquer ou um dia marcante, fazendo como se estivesse escrevendo em um diário; a outra seria o aluno se imaginando com vinte anos a mais, indagando como ele acha que seria a vida dele, e pedindo para que ele escreva como se já fosse um adulto, relatando sobre um dia da vida dele num diário. Depois eles iriam trocar entre si, onde cada um iria ler o que o colega escreveu , e ajudando o amigo na correção do seu texto de acordo com as normas que eles já aprenderam. Após haveria um debate onde eles iriam verificar se houveram coisas incomuns no que eles escreveram, o que foi diferente, fazê-los colocar-se no lugar do outro, no caso deles viverem a mesma experiência do colega, será que eles se expressariam de forma diferente. No final sugerir ao aluno caso tenha gostado do tema a começar também escrever o seu próprio diário. 
 

LIVRO DIDÁTICO X CURRÍCULO ESCOLAR  - S.M.E. DUQUE DE CAXIAS.


Este livro atende em sua totalidade ao que é estabelecido pelo currículo segundo a S.M.E. do município de Duque de Caxias para o ano indicado (4ºano). Acreditamos que o livro possui informações que bem utilizadas  ampliarão as expectativas do ensino-aprendizado dos alunos. Gostaríamos de ressaltar uma unidade diferenciada que este livro, no caso, do professor, oferece como guia ao docente no seu estudo e prática, dando-lhe um bom apoio pedagógico em relação a utilização do livro em sala.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário