Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Entrevista 2013 - Magda Soares - Desafios de ensinar em suas múltiplas linguagens.



COMENTÁRIOS NO GRUPO TAELP 2013 - FACEBOOK:

Flávia - Achei esta entrevista rica em vários pontos como: não existe métodos (receitas) para alfabetizar e sim o que realmente existe para um trabalho eficiente de alfabetização é o professor, conhecendo sua turma, utilizar através dos vários métodos existentes, um ou na mistura de alguns, o que irá despertar na criança, de hoje, a vontade de escrever, o interesse de decifrar nos códigos linguísticos o que aquele monte letras juntas podem trazer para ela, uma história que desperte a sua emoção. Acho que a palavra é esta, emoção. O melhor método de alfabetizar é aquele que irá despertar no aluno as suas emoções, os seus cinco sentidos, pois só aprendemos realmente àquilo que alcança os nossos interesses e é aí que entra o problema como agir de forma que surpreenda uma criança hoje, mergulhada em tantas coisas "legais". Penso que o caminho é misturar o velho, o novo e o imaginário infantil, como recontar as velhas histórias com roupas do presente, decoradas com itens do imaginário.Outro ponto da entrevista que chamou a minha atenção quando a Educadora fala sobre a consciência fonológica, e ela dá o exemplo que quando a criança escreve casa ela não associa ao som da palavra e sim o objeto em questão, casa. E realmente é isto que acontece, nós escrevemos para expor graficamente as coisas e não para expor o som, eu nunca atentei para isto e fazemos isto o tempo todo ligando a figura ao nome e não ao som ao nome. Talvez isto responda o primeiro item que comentei, pois nada que desperte mais os sentidos do que o som, no aprendizado nos cursos do inglês, eles utilizam muito isto, eles partem da música que é do gosto da maioria , trabalham a oralidade primeiramente e depois a grafia. Outro ponto crucial da entrevista é quando a Magda Soares fala do trabalho em conjunto entre a teoria e a prática, a academia e o chão da escola e isto é um item muito importante para a vida saudável na educação. Penso que nesta parceria, todos ganhariam, e muito. Porém a falta de apoio e interesse dos órgãos competentes é um entrave muito grande que precisamos desconstruir através das nossas ações no cotidiano.



Tânia

Diante daquilo que a professora Magna Soares falou percebemos que para alfabetizar devemos entender que a criança quando chega à sala de aula , vem com uma gama de conhecimentos linguísticos, nesse caso o professor tem a oportunidade de fazer com que essa criança entenda qual a função dessas palavras na vida delas como podemos representa-las, e de uma forma atraente ensina-la qual a utilidade da escrita no seu cotidiano e também apresenta-la a vários gêneros textuais. Através disso o professor percebe a dificuldade dos alunos e aplica os métodos necessários para ajuda-los. Essa escolha é o professor que que através da sua autonomia deve fazer para desperta no aluno o interesse da leitura e da escrita




3 comentários:

  1. Flávia Silva Achei esta entrevista rica em vários pontos como: não existe métodos (receitas) para alfabetizar e sim o que realmente existe para um trabalho eficiente de alfabetização é o professor, conhecendo sua turma, utilizar através dos vários métodos existentes, um ou na mistura de alguns, o que irá despertar na criança, de hoje, a vontade de escrever, o interesse de decifrar nos códigos linguísticos o que aquele monte letras juntas podem trazer para ela, uma história que desperte a sua emoção. Acho que a palavra é esta, emoção. O melhor método de alfabetizar é aquele que irá despertar no aluno as suas emoções, os seus cinco sentidos, pois só aprendemos realmente àquilo que alcança os nossos interesses e é aí que entra o problema como agir de forma que surpreenda uma criança hoje, mergulhada em tantas coisas "legais". Penso que o caminho é misturar o velho, o novo e o imaginário infantil, como recontar as velhas histórias com roupas do presente, decoradas com itens do imaginário.Outro ponto da entrevista que chamou a minha atenção quando a Educadora fala sobre a consciência fonológica, e ela dá o exemplo que quando a criança escreve casa ela não associa ao som da palavra e sim o objeto em questão, casa. E realmente é isto que acontece, nós escrevemos para expor graficamente as coisas e não para expor o som, eu nunca atentei para isto e fazemos isto o tempo todo ligando a figura ao nome e não ao som ao nome. Talvez isto responda o primeiro item que comentei, pois nada que desperte mais os sentidos do que o som, no aprendizado nos cursos do inglês, eles utilizam muito isto, eles partem da música que é do gosto da maioria e trabalham o primeiramente e depois a grafia
    19 de janeiro às 18:23

    Flávia Silva completando o meu comentário anterior, que foi estupidamente interrompido pelo enter fora de hora, mas voltando, trabalham a oralidade primeiramente e depois a grafia. Outro ponto crucial da entrevista é quando a Magda Soares fala do trabalho em conjunto entre a teoria e a prática, a academia e o chão da escola e isto é um item muito importante para a vida saudável na educação. Penso que nesta parceria, todos ganhariam, e muito. Porém a falta de apoio e interesse dos órgãos competentes é um entrave muito grande que precisamos desconstruir através das nossas ações no cotidiano.
    19 de janeiro às 18:30

    ResponderExcluir
  2. Tânia Regina-Diante daquilo que a professora Magna Soares falou percebemos que para alfabetizar devemos entender que a criança quando chega à sala de aula , vem com uma gama de conhecimentos linguísticos, nesse caso o professor tem a oportunidade de fazer com que essa criança entenda qual a função dessas palavras na vida delas como podemos representa-las, e de uma forma atraente ensina-la qual a utilidade da escrita no seu cotidiano e também apresenta-la a vários gêneros textuais. Através disso o professor percebe a dificuldade dos alunos e aplica os métodos necessários para ajuda-los. Essa escolha é o professor que que através da sua autonomia deve fazer para desperta no aluno o interesse da leitura e da escrita.

    ResponderExcluir
  3. aprendewndo a cada dia com esses profissionais de auto gabarito

    ResponderExcluir