Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos

sábado, 1 de fevereiro de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA II

Turma 1º ano

Objetivo Geral


Através do clássico OS TRÊS PORQUINHOS trabalhar a compreensão interpretação e grafia do aluno de forma prazerosa desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.



Objetivos específicos


  • Desenvolver a criatividade da criança nas diversas formas de contar histórias. Compreender e interpretar a história oralmente;
  • Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação;
  • Promover o hábito da leitura;
  • Estimular a linguagem oral;
  • Promover a socialização;
  • desenvolver o pensamento reflexivo, analisar de maneira crítica aquilo que for estudado;
  • Trabalhar a coordenação motora, atenção e raciocínio  

1º Dia

1º momento:
Os alunos serão recebidos com uma música animada para começar a envolvê-los com o próximo momento da aula.
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela, não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero

2º momento
 Hora de contar a história
- com os alunos sentados no chão em circulo  o professor deverá contar a história com o livro ilustrado, sem esquecer de citar o autor da história o ilustrador e qualquer informação importante sobre a parte técnica do livro.




3º momento

Interpretação oral
Fazer perguntas as crianças sobre a história permitindo que eles emitam suas opiniões sobre aquilo que foi contado.

4º momento
 atividade de litura- caça palavras da história



2º dia

1º momento
Relembrando a história

2º momento
atividades de escrita
construção coletiva de uma lista de histórias/ contos que eles mais gostam para que seja estimulado a linguagem oral a criatividade e a imaginação dos alunos, para que o professor possa perceber o conhecimento das crianças em relação a esse tipo de gênero textual.

3º momento
Artes
confecções de máscaras dos porquinhos e do lobos.






3º dia


Roda de conversa sobre onde moramos


Na história os Três Porquinhos, vimos onde eles moravam e como era a casa deles. Agora vamos falar um pouco de vocês. O objetivo dessa atividade é que eles possam aprender os seus endereços e como as casas são feitas e quem são os profissionais que as fazem.
  • Qual o nome da rua que você mora?
  • Qual o nome do seu bairro?
  • Em que lugar da casa você gosta mais de ficar? 
  • Na história OS TRÊS PORQUINHOS, foram eles que construíram suas casas? E suas casas vocês sabem quem construiu? 
  • Qual o nome que damos as pessoas que constrói as casas?  
Desenhe a sua casa




4º dia

Atividade de leitura fazendo uma  com os alunos lembre de alguma história
parecida com  história dos TRÊS PORQUINHOS, no seu cotidiano ou algo da própria imaginação. Nesse momento eles vão ilustrar, contando uma nova história com ajuda de recortes de jornais e revistas para auxiliá-los nessa construção.







5ºdia

1º momento
Para terminar produzir pequenos texto com auxilio do professor individuais ou coletivos(oral e escrito) reproduzindo também jogos verbais como: trava-linguais, adivinhações, quadrinhas, poemas e canções.

2º momento
complete  o texto consultando o banco de palavras.





Um comentário:

  1. Meninas, a sequência está boa, mas tenho alguns questionamentos:
    1. Em relação aos objetivos, vocês colocaram que um deles é "desenvolver o pensamento reflexível". Não seria pensamento reflexivo? Além disso, que tipo de pensamento reflexivo querem desenvolver?
    2. No 1o. momento, vocês indica uma música animada. Que música seria esta? Qual o objetivo da música? Qual a relação da música com a história?
    No 2o dia, 2o momento, você colocam que será feita uma lista de histórias. é isso mesmo? Qual a relação com os objetivos definidos?
    No 3o dia, vocês propõem uma atividade relacionada a moradia. Bem interessante, mas, por que não exploram a estrutura da casa: de que é feita? A história trata disso... Seria legal discutir com eles se a casa está num lugar com saneamento básico, se tem água encanada, esgoto, etc..
    Ah, e vcs não definiram para qual ano foi pensada esta sequência didática.

    Sobre os gêneros textuais, também, não ficam claros os aspectos trabalhados da História (título, estrutura, etc.)
    Abs
    Ivan

    ResponderExcluir