Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos

domingo, 27 de outubro de 2013

"A abordagem dos gêneros textuais nos livros de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental." (Leila Britto de Amorim, Fabiane Vieira da Silva e Telma Ferraz Leal).

Na leitura deste texto verificamos a importância da abordagem dos diferentes gêneros textuais na construção da linguagem do aluno. Remetendo-me para minha alfabetização, vejo que a exploração dos gêneros textuais comparados aos recursos de hoje em dia, foi muito pobre. Tudo funcionava muito mecanicamente. As leituras extras, eram poucos e sempre de forma avaliativa, sem despertar no aluno o gosto, o prazer da leitura. As redações entregues as professoras viravam campo de guerra com grandes derramamentos de sangue, devido aos inúmeros erros de português, a criatividade ali era o último quesito e isto provocava em vários alunos, como eu, horror, pavor, quando a "tia" dizia: vamos fazer uma redação?
Os textos que vinham nos livros didáticos eram instrumentos acima de tudo para cópia, cópias e mais cópias. E novamente o campo de sangue, pois devido a quantidade de erros, o ato de copiar se multiplicava que nem computador atacado por vírus que abrem várias janelas no windows, você fecha e sempre abre mais três pelos menos. Loucura! Loucura! 
Bom, pelo menos serviu para eu escrever razoavelmente bem, e ter uma letra compreensível, linda e redondinha como a dona, mas a era da informática tem acabado com esta beleza. Digito muito bem, porém as minhas redondinhas, quanta diferença!
Quanto as interpretações de texto, na minha vida escolar só foi melhor trabalhada no ensino médio, quando as cópias finalmente deixaram-me viúva. Porém cartas, bilhetes, aí eu era boa, pois o amor me salvou, (risos)!
Enfim, acredito que hoje, com a facilidade e a amplitude ao acesso aos livros, a informática, o trabalho efetivo da construção da linguagem tem-se aprimorado muito, com muita diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário